10 dicas de economizar dinheiro e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente

Como você pode economizar dinheiro e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente? Aqui estão 10 dicas para você:

1a dica: Coma carne com moderação.

Para muitos, comer menos carne parece absurdo e menos qualidade de vida. Para quem não gosta de carne? Nem sempre estamos cientes dos custos de nosso amplo consumo de carne para nossa carteira, nossa saúde e nosso meio ambiente. Comer menos carne tem muitos benefícios:

Você economiza muito dinheiro porque comer carne diariamente custa muito dinheiro, porque mesmo a carne barata da agricultura industrial nos custa mais do que se comêssemos menos ou nenhuma carne. Você economiza dinheiro mesmo se você se dedicar a um bom pedaço de carne de qualidade, de produção sustentável de vez em quando.

Você vive mais saudável se você comer menos carne. Mas quanta carne é recomendada? Ou talvez isso nos deixa doentes? A imagem da carne varia entre insalubre, porque rica em gordura e colesterol alto, e indispensável, porque rica em vitaminas e minerais. No entanto, a ciência e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão amplamente de acordo sobre o consumo: aqueles que comem carne com moderação vivem mais saudáveis ​​e reduzem o risco de adoecer. Ataques cardíacos, doenças cardiovasculares e câncer são freqüentemente associados em estudos ao consumo de carne, especialmente de carne vermelha (como carne bovina, suína e cordeiro). Além do risco para a saúde da carne vermelha deve-se considerar que, em uma dieta rica em carne, frutas e verduras geralmente são muito curtas. Isso reduz a ingestão de vitaminas, minerais e fitoquímicos. De acordo com o estado atual do conhecimento é para concluir: Quem consome menos carne vermelha e menos processada, mas mais frutas e legumes e grãos integrais, sua saúde certamente faz algo de bom.

Você contribui para a preservação do seu meio ambiente. Porque menos consumo de carne significa menos impacto ambiental da agricultura. Pesquisadores da Universidade de Oxford mostraram que a redução do consumo de carne contribui muito mais para a proteção do meio ambiente do que a ausência de nossos carros ou viagens aéreas. Isso se deve ao fato de que a produção de carne, além da poluição do ar, leva a um grande consumo de terra e a um enorme consumo de água doce e à lixiviação dos solos, e comprovadamente ameaçado pela biodiversidade das monoculturas.

Você contribui para o bem-estar animal. Você sabia que a carne normal hoje em dia vem quase exclusivamente da agricultura industrial? Muitos animais não vivem mais ou apenas brevemente no pasto verde, mesmo que a propaganda geralmente queira nos enganar em outra coisa. No Brasil, por exemplo Gado principalmente apenas em chamados “lotes de alimentação” em um espaço confinado e engordado nas piores condições possíveis com soja e grãos, o mais rapidamente possível. Como resultado, nosso consumo de carne contribui decisivamente para a destruição da Amazônia, à medida que mais e mais terras são necessárias para a produção de carne.

2a dica: Coffee-To-Go: Pare de usar copos descartáveis.

Porque esses copos de papelão e plástico, que geralmente acabam no lixo alguns minutos depois da compra, desperdiçam enormes quantidades de recursos e causam desperdício desnecessário.

Copo de papel na mão, na lata de lixo, no chão: esta é uma cena diária de rua. Apenas 15 minutos tristes é a vida de uma xícara de café para ir, então ele ainda está na frente do saco de papel com 25 minutos.

Esta tendência tem um impacto particularmente negativo no meio ambiente: copos de papel são usados ​​principalmente para a produção de copos – não fibras de papel recicladas. Além disso, muitos copos são revestidos no interior com plástico, de modo a evitar que o líquido encharque o cartão. Então eles não são recicláveis.

A solução para sua carteira e o meio ambiente: Se você quiser economizar dinheiro e evitar desperdícios desnecessários, compre um copo reutilizável ou um copo térmico isolado.

Então você pode tomar seu café caseiro para ir de manhã em casa. Então, você economiza dinheiro, por um lado, porque cozinhar é mais barato do que no café e, por outro lado, você economiza o meio ambiente, porque você economiza uma e outra vez uma caneca e uma tampa. E se você quiser tomar café no exterior, aproveite para sentar e desfrutar do seu café no café.

<< Leia também: Café para viagem: 5 razões para trocar copos descartáveis por copos térmicos >>

3a dica: Evite desperdício de alimentos.

Você economiza dinheiro se comprar apenas o que vai comer. Porque isso não acontece com você que você tem que jogar fora comida comprada, porque eles se tornaram ruins. Isso economiza dinheiro enquanto protege seu ambiente. Porque toda comida que você jogou fora teve que ser produzida para você e entregue a você. O ambiente teria sido cobrado em vão se você não consumisse o produto no final, mas tivesse que descartá-lo.

Aqui estão algumas dicas que você pode implementar imediatamente para desperdiçar menos comida:

– Não compre muito de uma só vez.

– Certifique-se de armazenar os alimentos corretamente (armazenamento).

– Cozinhe apenas o quanto você vai comer.

– Verifique se um alimento é realmente ruim. Muitas vezes, os alimentos são muito mais tempo de prateleira do que o melhor antes da data

– Certifique-se de que a cadeia fria é mantida com alimentos congelados.

– Compre localmente com mais frequência.

Também vale a pena saber: em todo o mundo, apenas metade de todos os alimentos produzidos são consumidos. Mais de um bilhão de toneladas de comida acabam em lixo todos os anos. Ao mesmo tempo, milhões de pessoas em todo o mundo estão morrendo de fome. Portanto, como consumidores responsáveis, é lógico que cada um de nós faça alguma coisa a respeito desse desperdício insano de alimentos.

4a dica: Produza sua própria energia solar.

Você pode economizar muito dinheiro produzindo sua própria eletricidade. Especialmente no Brasil, a produção de energia solar em seu próprio teto vale a pena. Porque nas áreas ensolaradas, os sistemas solares e os aquecedores de água atingem sua máxima eficiência.

Os módulos solares tornaram-se significativamente mais baratos nos últimos anos, de modo que cada vez mais domicílios podem pagar a produção de sua própria energia solar e, portanto, podem economizar muito dinheiro a longo prazo.

Assim você pode facilmente salvar sua carteira e fazer uma contribuição para proteger o meio ambiente.

Um investimento em energia solar a partir do seu próprio telhado será compensado no Brasil devido à alta radiação solar. Devido à longa vida útil de mais de 25 anos, um investimento em energia solar é realmente válido para qualquer brasileiro, tanto a curto como a longo prazo.

O Brasil tem um abundante recurso solar que é em grande parte subutilizado. Embora a média global diária irradiação solar no Brasil (1500-2500 kWh / m2) é consideravelmente superior a muitos países europeus, como a Alemanha (900-1250 kWh / m2), França (900-1650 kWh / m2) e Espanha (1200-1850 kWh / m2). Sua capacidade instalada fotovoltaica (PV) é substancialmente menor. Apesar destas condições favoráveis, o uso de energia solar para geração de eletricidade ainda não é considerado como uma opção para alimentar nossas indústrias, residências e edifícios.

5a dica: Comprar aparelhos elétricos com eficiência energética e fazer sem modo de espera.

Você pode economizar muito dinheiro a longo prazo se prestar atenção ao consumo de energia ao comprar eletrodomésticos como TV, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, forno, microondas etc. Aparelhos eficientes economizam tanto custo de eletricidade.

Muito dinheiro também pode ser economizado com a instalação de lâmpadas economizadoras de energia e lâmpadas de LED. Estes consomem significativamente menos energia do que as lâmpadas convencionais. Embora lâmpadas economizadoras de energia e LEDs sejam mais caras para comprar, eles também têm uma vida útil significativamente maior do que as lâmpadas convencionais, além de economizar eletricidade.

Além de beberrões de energia ativos, os beberrões de energia passivos são impulsionadores de custos reais nas contas de eletricidade. O consumo de energia passiva de muitos dispositivos pode ser facilmente reduzido Não deixe sua TV em modo de espera, mas usa uma régua de energia de desligamento.

6ª dica: Use seu laptop, telefone, tablet e PC pelo maior tempo possível para melhorar sua pegada ambiental. Palavra-chave: troca de bateria.

Você também pode economizar dinheiro e proteger o meio ambiente se usar dispositivos eletrônicos, como Smartphone, tablet e laptop usado o maior tempo possível. Isso reduz os custos de aquisição durante a vida útil mais longa. Porque com dispositivos eletrônicos, a bateria muitas vezes se tornou muito fraca depois de apenas um ano, vale a pena uma substituição econômica da bateria aqui. Assim, você prolonga a vida do seu equipamento, economiza dinheiro e protege o meio ambiente. Porque cada novo smartphone custa muitos recursos valiosos na produção e no descarte. E se você quiser jogar um eletrodoméstico velho no lixo, certifique-se de que ele seja descartado adequadamente e que o ambiente não seja sobrecarregado desnecessariamente e que recursos valiosos possam ser reciclados. Se você não está preocupado apenas com o meio ambiente, mas também com as condições de produção sob as quais seu smartphone é produzido, o Fairphone é uma boa alternativa para você.

7a dica: Banir o café da cápsula.

Não use uma máquina de café cápsula. E substitua os filtros de café feitos de papel por filtros de metal permanentes ou filtros de algodão da casa de chá. Há também dispositivos que fazem sem filtros, por exemplo, a imprensa francesa.

Você economiza muito dinheiro se não usar uma máquina de café com cápsulas. Claro, as máquinas são confortáveis ​​e você pode fazer muitos cafés diferentes com uma máquina. Ao olhar para o custo, no entanto, logo percebeu que as máquinas de café de cápsula são um luxo caro e um desperdício. O café custa muito mais do que fazer seu café a partir de grãos frescos ou moídos com uma máquina de filtro. Para comparação*: 500g de café de cápsula custos cerca de R$105,00, café em grão 500g em torno R$23,00 e café moído 500g aproximadamente R$12,00. E uma comparação de resíduos de embalagens de café cápsula 500g e grãos de café 500g ou café moído mostra que o café cápsula é muito mais prejudiciais ao meio ambiente e resíduos valiosos recursos para a maré de resíduos de embalagens serão consumidos.

Por conseguinte, é melhor que o café esteja cozinhando em casa. Há uma série de alternativas que você salvar um monte de dinheiro ao mesmo tempo proteger o meio ambiente:

– imprensa francesa

– Cafeteira para o fogão

– máquina de filtro de café

– totalmente automática

– filtro de fixação para o copo

*A comparação é baseada nos preços do Pão de Açúcar de 3 de maio de 2019.

8a dica: Use um dispensador de água grande e evite garrafas de água e refrigerantes.

Você pode poupar algum dinheiro sem água engarrafada e comprar um dispensador de água para vasilhas grandes (20 litros). Você também pode usar um filtro de água para filtrar e purificar a água da torneira, se esta for uma opção para você. A água de pequenas garrafas (0,5 a 1.5 litros) custa significativamente mais (0,5 litros ao menos R$1,00 e 1.5 litros ainda R$1,89) do que a água de latas grandes (20 litros R$???). Ao mesmo tempo, você causa muito menos resíduos de plástico, porque as grandes latas de água podem ser usadas várias vezes. As pequenas garrafas plásticas descartáveis, no entanto, aterrissam diretamente no lixão ou são queimadas e sobrecarregam-se com o uso de recursos e descarte mais ambientalmente. Porque apenas uma pequena parte das garrafas é reciclada.

9a dica: Não acredite no boato de que enxaguar à mão economiza eletricidade e água. Se a máquina de lavar louça estiver totalmente carregada, é mais econômico.

Uma máquina de lavar louça economiza água, detergente de louça e dinheiro. Mesmo um saboneteira biodegradável (ecológico) não custa muito dinheiro e protege as águas e, consequentemente, o meio ambiente.

E se você lavar à mão, não deixe a água correr. Use uma cavilha para a pia ou compre uma tigela de lavagem. Então você pode fazer sua lavagem com moderação com pouca água e pouco detergente. Há também escovas e esponjas de lavar louça que não são feitas de plástico, mas de madeira e outros materiais recicláveis. Estes geralmente não custam mais do que as mesmas coisas feitas de plástico. Mas eles não causam nenhum desperdício de plástico.

10a dica: Abster-se de talheres descartáveis, pratos e decoração que acabam no lixo depois do evento.

Você também pode economizar algum dinheiro se não usar itens descartáveis. Estes geralmente custam dinheiro desnecessariamente e poluem o meio ambiente. Pratos de porcelana, copos e utensílios de metal podem ser reutilizados quantas vezes quiser e não causarão qualquer tipo de lixo. E se você não pode dispensar itens descartáveis, comprar produtos de produção sustentável e matérias-primas renováveis, como feito de papel (melhor reciclado), madeira ou bambu.

Que conclusão pode ser tirada dessas 10 dicas?

Que a sustentabilidade começa com todos e cada um de nós – com você, assim como comigo. E que mesmo pequenos passos podem ter um grande efeito.

Como você pode ver, é realmente possível economizar dinheiro enquanto vive de forma mais sustentável. Muitas dessas medidas de austeridade ecologicamente corretas são fáceis de implementar, outras exigem um pouco mais de tempo ou dinheiro. Mas todos eles têm uma coisa em comum: eles nos poupam dinheiro e protegem o meio ambiente. Trata-se de fazer mudanças em nosso cotidiano passo a passo. Mesmo que você implemente apenas algumas dessas dicas, você pode fazer algo de bom para sua carteira e para o meio ambiente. Então, o que você está esperando?

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: