Ótimo, você decidiu que quer viver livre de plástico? Essas 10 dicas você pode implementar imediatamente.
1. Sabonete em uma peça em vez de sabão líquido
O sabão líquido é conveniente e conveniente, mas na maioria das vezes você o compra no dispensador de plástico e o plástico acaba no lixo quando o dispensador está vazio. Um pouco melhor: compre pacotes de armazenamento e complemente com dispensadores de sabão. Sem plástico é melhor, mas basta usar sabão em uma linha. Não há apenas sabão para as mãos, mas também sabonetes especiais para banho e sabonetes para os cabelos.
2. Não compre um café para viagem em copos descartáveis
Quando as coisas precisam ser feitas rapidamente ou quando estamos em trânsito, frequentemente nos voltamos para produtos como, por exemplo, Café. Quando tivermos saboreado o nosso café depois de algum tempo, o copo de papel e a tampa acabarão na próxima lixeira sem aviso prévio. O que normalmente não consideramos é que cada xícara deve ser feita primeiramente de recursos valiosos, só então aterrissar depois de um único uso no lixo.
Todos os anos, consumimos incríveis 500 bilhões de copos descartáveis em todo o mundo. São mais de 60 copos descartáveis para cada pessoa no mundo todos os anos. E isso é apenas uma pequena parte dos produtos descartáveis que jogamos fora todos os anos.
Quando tomamos nosso café a caminho, não pensamos no que realmente bebemos: o que vamos jogar no depósito de lixo agora. O copo de papel para ir é realmente apenas um mau hábito que você pode facilmente se livrar. Aqueles que mudam para uma xícara térmica nunca retornarão ao café para irem à xícara feita de papelão por causa das vantagens.
Ainda tem que ser café para ir? Então pegue copos reutilizáveis: por exemplo Termômetros ou garrafas térmicas.
Seja bastante ousado e radical – e beba seu café apenas sentado fora do copo.
3. Use frascos vazios para armazenamento
Latas de plástico isentas de BPA tipo parafuso ou duráveis (por exemplo, da Tupperware ou Sistema) podem substituir, por exemplo, película aderente, folha de alumínio, sacos de plástico ou latas de plástico baratas. Você pode armazenar alimentos, transportar seu almoço ou usá-lo como um sistema para pequenos itens.
4. Leite e iogurte em frasco de vidro
Você compra leite na caixa de bebidas e iogurte no copo de plástico – isso é completamente normal hoje em dia.
Existem estes produtos lácteos em quase todos os supermercados em copos e garrafas reutilizáveis para comprar. Mas você deve definitivamente prestar atenção à origem regional do leite, porque devido ao maior peso, os recipientes de vidro têm uma boa avaliação do ciclo de vida apenas com rotas de transporte curtas.
5. Legumes sem embalagem e plástico
É um absurdo que alimentos frescos, como frutas e legumes, sejam freqüentemente selados em plástico. Para o meio ambiente e a saúde, é melhor comprar frutas ou verduras soltas ou embalá-las em papel.
Em lojas de alimentos saudáveis bem organizadas, em pequenas mercearias, em mercados semanais, você recebe produtos sem plástico.
6. Ao fazer compras, traga suas próprias sacolas / cestos e faça sem sacolas plásticas
O fato de as sacolas plásticas serem um problema ambiental está claro para quase todos.
Os sacos de plástico são fáceis de substituir, especialmente no supermercado ou na farmácia: melhor através de sacos de pano que podem ser reutilizados quase infinitamente. Se você é inteligente, você sempre tem um prático em sua bolsa.
Com sacos reutilizáveis, você está no lado seguro. Pode ser um saco de pano, uma rede em plástico, a boa e velha cesta ou uma mochila. Realmente amigável ao meio ambiente é tudo que é usado com mais freqüência. Sacos feitos de bioplásticos certamente não são uma alternativa ecologicamente correta.
7. Evite refeições prontas e produtos para viagem
A maioria das refeições prontas não é apenas cheia de aditivos artificiais e açúcar oculto, mas também em muito plástico. Saudável e delicioso é outra coisa.
Faça algo bom para você e para o ambiente e cozinhe em vez disso fresco.
Sopa de beterraba, lasanha de microondas, paella congelada: As refeições prontas são geralmente embaladas em plástico, alumínio e / ou papelão. Aliás, latas dentro são muitas vezes revestidas com plástico.
Qualquer pessoa que se abstenha de comer alimentos frescos e cozinha de fresco, economiza resíduos de embalagens – e também nutre mais saudável, porque em refeições prontas muitas vezes são aditivos duvidosos.
8. Contador fresco em vez de prateleira refrigerada
Fatias prontas de queijo ou salsicha, além do lixo plástico resultante, ainda têm uma desvantagem: são mais velozes. Compre seu orgânico (!) – pedaço de queijo por peça no balcão de alimentos frescos; Ali é embalado em papel ou pelo menos em menos plástico.
Você também pode tentar colocá-lo em suas próprias latas de armazenamento – mais e mais supermercados estão deixando isso acontecer.
Dica: O queijo fica mais tempo na geladeira em casa, se não for embalado hermeticamente.
9. Menos agentes de limpeza química
Limpadores de banheiro, limpadores de vidro, limpadores de banheiro, removedores de calcário, amaciadores: As prateleiras de detergente nos supermercados sugerem que você precisa de um produto extra para cada área. Portanto, rapidamente acumule muito mais ou menos fundos tóxicos em muitas garrafas plásticas coloridas em nossa casa.
Mesmo com vinagre, refrigerante e ácido cítrico, você pode substituir a maioria dos limpadores necessários. Se você adicionar refrigerante e coalhada ao seu suprimento de remédio caseiro, estará preparado para tudo.
Se tudo isso parece muito complicado (não é isso!), Você não tem tempo para fazê-lo sozinho, ou você tem mais confiança em produtos de limpeza industrializados: use limpeza ecológica e detergentes para a roupa. Eles protegem o meio ambiente através do uso de surfactantes e ingredientes naturais e são menos prejudiciais à sua saúde do que os produtos tradicionais.
10. Evite várias embalagens e porções individuais
Para reduzir pelo menos o plástico, não use embalagens múltiplas, se possível. Por exemplo, os doces geralmente são embalados duas ou três vezes.
Um grande pacote de ursinhos no final reduz significativamente o desperdício de plástico do que um saco cheio de doces embalados individualmente. Muitos mini cream cheese ou cornflakes packs produzem mais resíduos do que um grande. Sabonetes e géis de banho geralmente vêm em pacotes de recarga que produzem menos resíduos do que os produtos adquiridos individualmente.
Leave a Reply