O churrasco é um “esporte popular” no Brasil. Mas isso também pode ser feito de uma forma mais ecológica e sustentável – com as seguintes pequenas dicas:
1a dica: Prestar atenção à origem do carvão e da madeira
Se utilizar carvão ou madeira para grelhar, preste atenção à origem. Porque as florestas tropicais e subtropicais ainda estão sendo desmatadas para o negócio do carvão vegetal – mesmo no Brasil ou em nosso país vizinho, o Paraguai. A floresta tropical é necessária porque ajuda a preservar o nosso clima e é um dos habitats mais ricos em espécies.
Saiba mais sobre a produção de carvão ecológico na página do Pensamento Verde.
2a dica: Acender a grelha sem isqueiros químicos
Usar gasolina e afins traz muitas pessoas ao hospital todos os anos – simplesmente evite ela. As acendalhas químicas não só cheiram mal, como também contêm muitas substâncias químicas. Cuidado com os isqueiros de madeira natural, por exemplo, com cera. Ou você mesmo pode fazer os isqueiros para churrasco ou simplesmente usar papel velho.
3a dica: Grelhar com grelha adequada
Mais e mais supermercados, discounters, lojas de bricolage, postos de gasolina e lojas como a Amazon oferecem grelhadores para uso único. Sim, custam muito pouco e também se pode grelhar com eles. Mas eles têm que ser jogados fora após um único uso – assim o churrasco só vai significar poluição. Além disso, carne grelhada, queijo, pão e legumes do grelhador descartável simplesmente não ficam com sabor, por isso também não pode desfrutar da noite de churrasco. Um bom grelhador dura muitos anos. Não precisa ser da classe premium.
Pode escolher outra coisa que não seja o tradicional grelhador a carvão. As alternativas são, por exemplo, grelhas solares ou eléctricas. Em vez de carvão vegetal, você pode usar energia solar ou eletricidade (esperemos que verde). Usar grelhadores a gás (surpresa, surpresa): gás não é um recurso renovável! Não se trata, portanto, de uma alternativa ecológica aos grelhadores a carvão. Ainda mais económico em termos de recursos é o uso de áreas públicas para churrascos, onde já existe uma infra-estrutura adequada. Talvez haja tal área de churrasco na sua área?
Se não quiser colocar a comida diretamente no grelhador, é melhor levar consigo grelhadores reutilizáveis, como tigelas e espetos de aço inoxidável, pedras de cozinha ou pratos de pedra.
4a dica: Grelhador com carne orgânica da região
De que serve aquela grelha super cara se o dono do fogo coloca a carne mais barata (que só é mais barata por alguns centavos)?
Preste atenção à boa carne, de alta qualidade e evite produtos baratos marinados prontos para consumo que são embalados na prateleira. Compre produtos regionais ou orgânicos. Churrasco com menos carne, mas melhor.
5a dica: Grelhar a carne, queijo e pão também vegetais
Há muitas receitas saborosas, seja carne com legumes ou queijo com legumes… Também legumes puros da grelha são deliciosos, por exemplo, abobrinha marinada com óleo de girassol ou pimentão! Mais vegetais melhoram a classificação de sustentabilidade do seu churrasco à noite, em qualquer momento.
6a dica: Churrasco melhor sem lixo
A prevenção de resíduos começa com as compras: Evite alimentos embalados. Placas de papel? Talheres de plástico? Guardanapos de papel? Folha de alumínio? Esperemos que estes tempos também tenham acabado. Talheres e louças normais para churrasco podem exigir um pouco mais de esforço, mas significativamente menos lixo. Se isso está fora de questão para um piquenique de churrasco, então você deve pelo menos usar louça descartável mais sustentável, como louça biodegradável. Vários fabricantes oferecem pratos feitos de folhas de palmeira prensadas: Pode não ser infinitamente longo, mas pode ser usado várias vezes porque pode ser enxaguado. A louça de palmeira é produzida sem aditivos químicos, podendo ser descartada como folhas normais e então usado como adubo.
E espero que não seja preciso dizer que você leve seu lixo de volta com você depois de fazer churrasco em um lugar público e deixa o lugar como você o encontrou.
7a dica: Saladas para grelhar
As saladas não só enchem, como também são mais saudáveis do que comer uma terceira ou quarta salsicha. Se você preparar uma boa salada para o churrasco, vai até comer menos carne.
Como pode ver, também pode tornar a sua noite de churrasco mais sustentável com algumas pequenas alterações. Provavelmente é difícil para alguém seguir todas as dicas. Não se deixe enganar. Porque mesmo pequenos passos são uma primeira mudança.
Leave a Reply