Existe cerveja 100% sustentável e amiga do ambiente? O que as cervejarias fazem para produzir de forma mais sustentável e ecológica? Já me fiz essa pergunta muitas vezes antes, mas nunca a levei adiante de forma coerente. Talvez alguns de vocês já se tenham indagado sobre estas questões tomando uma cerveja com amigos à noite.
Recentemente, vi numa loja a cerveja da fábrica de cerveja “Neumarkter Lammsbräu“, aqui na Alemanha, que é alegadamente produzida 100% orgânica. Olhei mais de perto para isso e resumi brevemente aqui por que a cervejaria pode ser considerada um modelo a seguir na fabricação sustentável e ambientalmente correta de cerveja para cervejarias em todo o mundo – também para o Brasil.
Na Alemanha, a cervejaria “Neumarkter Lammsbräu” é a cervejeira mais sustentável e é considerada mundialmente como pioneira em cervejas produzidas organicamente. A premiada empresa familiar produz cerveja há mais de 200 anos, mais de 40 deles seguindo seu próprio conceito de negócio sustentável. Já em 1977, a empresa familiar projetou suas próprias linhas de proteção ambiental, começou a reduzir o consumo de energia na produção e a substituir os recursos utilizados por alternativas sustentáveis. Em 1978, a cervejeira fundou uma comunidade de produtores (agricultores) a fim de, no futuro, ser abastecida com matérias-primas orgânicas (cevada para malte, trigo para cerveja, espelta para cerveja e lúpulo natural). No entanto, só em 1990 é que a cerveja dessa cervejeira pôde ser fabricada a partir de produtos 100% biológicos. Hoje, a cervejaria é líder de mercado de cerveja orgânica na Alemanha, com uma participação de mercado de mais de 60%. As diretrizes têm sido continuamente desenvolvidas ao longo das últimas décadas e ainda hoje são utilizadas. Hoje, 10 princípios de sustentabilidade determinam o método de produção e a cooperação dentro da fábrica de cerveja “Neumarkter Lammsbräu”.
1. Nós somos uma parte do todo
A cervejaria faz parte do sistema ecológico e social. Portanto, está consciente da sua responsabilidade corporativa holística e abrangente, que é expressa em todas as suas atividades. Isto significa que a cervejaria está comprometida, por um lado, com a sua própria proteção ambiental corporativa e com a produção de alimentos orgânicos e, por outro lado, com a criação de espaços de vida intactos, ecológica e socialmente sustentáveis. Além disso, a cervejeira utiliza a sua reputação de pioneira na fabricação de cerveja ecológica e sustentável para difundir o conceito de vida sustentável e de gestão empresarial e para contribuir para uma mudança de consciência na sociedade. Para tal, é atribuído um prémio anual de sustentabilidade a projectos sustentáveis particularmente notáveis.
2. O mais alto padrão possível é a nossa própria aspiração
A cervejaria se esforça para melhorar continuamente seu próprio desempenho na área de proteção ambiental corporativa e sustentabilidade além das exigências legais.
3. Proteção ambiental sustentável
Na fábrica de cerveja Neumarkter Lammsbräu, a proteção ambiental corporativa tem prioridade máxima e é sistematicamente implementada no dia-a-dia dos negócios a longo prazo. A cervejaria persegue dois objetivos ambientais principais:
1. minimizar os pontos fracos da proteção ambiental em todas as atividades operacionais existentes e futuras.
2. a utilização cuidadosa dos recursos utilizados.
A cervejaria orienta-se para a natureza e assume a ideia da gestão da reciclagem. Em termos concretos, isto significa que a cervejaria 1) se concentra no uso de substâncias renováveis (regenerativas), 2) devolve os materiais residuais ao ciclo na medida do possível, 3) todos os materiais comprados devem atender aos padrões ecológicos e 4) a cerveja é envasada em garrafas retornáveis padronizadas. Para além dos efeitos ecológicos diretos da produção de cerveja, a fábrica de cerveja também considera os efeitos ecológicos indiretos (os processos antes e depois da produção na fábrica de cerveja). A cervejaria tem seu próprio sistema de controle para isso.
4. Matérias-primas orgânicas para a fabricação de cerveja
A cervejaria “Neumarkter Lammsbräu” tem certeza de que você tem que cultivar suas próprias matérias-primas biológicas se quiser produzir organicamente. É por isso que a cervejaria promove ativamente a agricultura biológica, a fim de melhorar a qualidade das matérias-primas necessárias e proteger o nosso ambiente. A natureza ecológica da agricultura evita a introdução de fertilizantes minerais artificiais no solo, o uso de pesticidas químicos e matadores de ervas daninhas, bem como o cultivo de organismos geneticamente modificados. Desta forma, os solos férteis são preservados, o húmus acumulado no solo e, consequentemente, o sequestro de C (sequestro de carbono) no solo é promovido, a água pura é preservada e a diversidade natural das espécies é aumentada.
5. Diretrizes ecológicas para produção de cerveja
A cerveja ecológica é fabricada pela fábrica de cerveja em estrita conformidade com as diretrizes ecológicas. O principal objetivo de qualidade da fábrica de cerveja é a produção de cervejas saudáveis, naturais, saborosas e seguras. Isto é alcançado através da fermentação de acordo com métodos tradicionais, que não utilizam auxiliares químicos ou técnicos, como estabilizadores ou conservantes.
6. Preços justos baseados na responsabilidade
A cervejeira calcula os preços das suas cervejas de acordo com diretrizes objetivas – tendo a equidade como prioridade máxima. Uma política de preços baratos em detrimento da qualidade dos produtos, dos fornecedores, dos trabalhadores, dos consumidores e da região e, em última análise, em detrimento do ambiente, é firmemente rejeitada.
7. Ciclos regionais e parceria
A cervejeira e os seus parceiros estão empenhados no desenvolvimento de estruturas regionais na área circundante. O objetivo comum é criar e manter empregos e valorizar crescentemente a região a longo prazo. Isto inclui a cooperação com agricultores contratados, fornecedores e parceiros comerciais, bem como com os clientes da cervejaria, que, de acordo com a cervejaria, se caracteriza por uma relação pessoal e cooperativa.
8. Os empregados são co-designers
Também faz parte do ethos da cervejaria colocar seus funcionários no centro. A idade, a origem étnica, a religião, a identidade sexual e o gênero não são tidos em conta na atribuição de empregos. É dada grande importância ao papel ativo dos trabalhadores na configuração dos processos operacionais. O princípio orientador da cervejaria é a cooperação eficaz, harmoniosa e sustentável, caracterizada pela humanidade, honestidade, justiça, confiança e auto-realização. A cervejaria promove não apenas a consciência ecológica e social, bem como as ações auto-responsáveis de seus funcionários, mas também o treinamento individual e a formação contínua, um estilo de vida saudável e o bem-estar no local de trabalho através de várias ofertas e serviços. No final, do ponto de vista da fábrica de cerveja “Neumarkter Lammsbräu”, todos os colaboradores são co-responsáveis pela implementação diária das diretrizes de sustentabilidade.
9. Cultura de comunicação
A cervejaria segue uma cultura de comunicação aberta, honesta e transparente com os funcionários dentro da empresa e com os fornecedores e clientes externos. Assim, a cervejaria informa regularmente e de forma abrangente sobre suas atividades de proteção ambiental operacional e gestão da sustentabilidade. Além disso, a fábrica de cerveja é controlada por institutos independentes quanto ao cumprimento das rigorosas diretrizes orgânicas durante a produção.
10. Marketing ecológico
Seguindo sua própria missão, a cervejaria “Neumarkter Lammsbräu” está ativamente envolvida na formação do mercado de alimentos seguros, livres de OGMs e ecológicos. Por exemplo, a cervejaria forma redes com empresas afins para melhor comercializar alimentos produzidos de forma ecológica e sustentável.
No entanto, o compromisso com a sustentabilidade vai muito além de fabricar cerveja e otimizar sua própria cadeia de suprimentos. A cervejaria está particularmente comprometida com os quatro temas sociais de promoção da agricultura orgânica, conservação da água, promoção da biodiversidade e agricultura sem engenharia genética. A própria cervejaria promove e inicia projetos nestas áreas, tais como projetos educativos para crianças e crianças em idade escolar, formação avançada para agricultores em proteção ambiental, reintrodução de ervas e outras plantas selvagens, cuidados e preservação de prados de pomares e faixas de flores nos campos, bem como projetos no distrito de Neumarkt, ou seja, na região do modelo ecológico da Baviera. Além disso, a cervejaria apoia iniciativas sociais com doações e receitas provenientes de visitas guiadas à cervejaria.
Perfil da cervejaria:
A cervejaria conta com 141 funcionários e obteve vendas de 26,8 milhões de euros em 2018, vendendo 100.288 hL de cerveja e 139.399 hL de bebidas não alcoólicas. Todas as bebidas são produzidas com ingredientes 100% orgânicos certificados. A cervejeira vende principalmente na sua própria região, num raio de 100 km e em toda a Alemanha. Dentro da UE/EFTA, apenas 4% são exportados para Itália, França, Suécia, Liechtenstein, Espanha, Áustria, Polônia, Portugal, Luxemburgo, Finlândia, Noruega, Romênia e Suíça.
Objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas: Viver em terra (objetivo 15), compensar as emissões inevitáveis de CO2 através de projetos de proteção climática (objetivo 13), assegurar a protecção da água e a disponibilidade de água no Sul Global (objetivo 6), difundir a ideia de sustentabilidade através da cooperação baseada na parceria (objetivo 17).
Endereço do sítio Web: www.lammsbraeu.eu
Instagram: @neumarkter.lammsbraeu
O que a cervejaria “Neumarkter Lammsbräu” tem implementado há muito tempo também pode ser alcançado por outras cervejarias passo a passo. Muitas medidas para proteger o ambiente e aumentar a sustentabilidade rapidamente se pagam em termos econômicos. Tal proporciona às cervejeiras um incentivo para se manterem competitivas no futuro e, ao mesmo tempo, para satisfazerem os desejos de muitos clientes de maior proteção ambiental e sustentabilidade.
Leave a Reply