5 dicas contra o desperdício de alimentos

No mundo todo, cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos. Isso é um terço de toda a produção que é danificada durante a produção, transporte ou despojos em armazéns, lojas e residências. Ao mesmo tempo, mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela fome, que não têm o suficiente para comer.

No Brasil, por exemplo, cerca de 41,6 quilos de alimentos por pessoa vão parar no lixo a cada ano (Diálogos Setoriais, 2018). Na Alemanha, cada pessoa joga no lixo até 55 quilos de comida por ano, em parte porque muitas pessoas não entendem que a comida ainda é boa depois que a melhor data de validade mínima foi ultrapassada (Welthungerhilfe, 2020). À primeira vista, isso nos custa muito dinheiro, o que por si só é irritante. Afinal, para que todos nós trabalhamos duro e longas horas todos os dias? Certamente não para jogar literalmente dinheiro no lixo depois. Mas o preço real é muito mais alto: é também um enorme desperdício de recursos valiosos, como água, terra e mão-de-obra, que acaba no lixo com os alimentos.

Então o que você mesmo pode fazer contra o desperdício de alimentos? Para nós, cinco estratégias de fácil implementação têm se mostrado muito úteis. Há muito tempo, temos economizado dinheiro mês após mês e quase nunca jogamos comida no lixo. Por que não tentar você mesmo?

1. Economizando alimentos durante as compras

Uma cenoura deformada, uma laranja com cicatriz, uma lata com amolgadela. Muita coisa sobrará se todos comprarem comida sem mancha. Esta sobra de comida é frequentemente jogada fora quando não é usada para suprir cozinhas de caridade. Além disso, os supermercados (pelo menos na Alemanha) dão descontos entre 30-50% em produtos que logo ultrapassam a data revalidado mínima e não podem mais ser vendidos. Mesmo grandes embalagens muitas vezes levam ao fato de que não comemos tudo em casa antes que a comida se estrague. Comprar apenas o que você realmente precisa economiza dinheiro e recursos.

2. Compra de alimentos da região

Os produtos da região são mais frescos e nutritivos do que os vegetais e frutas não maduros de países distantes. Desta forma você ajuda os produtores da sua região e reduz as longas rotas de transporte, nas quais muitos produtos alimentícios já se estragam.

3. Economizando alimentos na geladeira

Colocar novos alimentos no fundo, alimentos mais velhos na frente. Dessa forma, você acompanha o que precisa ser comido em breve. Preste atenção também no armazenamento correto. Por exemplo, os alimentos abertos devem ser colocados em recipientes fechados e os legumes pertencem naturalmente ao depósito de legumes e a maioria das frutas não deve ser colocada na geladeira.

4. Recombinação de restos de alimentos

Você ainda tem muitos alimentos iniciados que têm que ser consumidos em breve? Pelo menos é assim que nos sentimos frequentemente. Para que não tenhamos que jogar nada fora, normalmente simplesmente adicionamos sobras a outros pratos e não nos orientamos em receitas e quantidades fixas.

5. A data de validade mínima nem sempre é a mesma QUE A Data de uso

Os alimentos com data de validade mínima nem sempre são estragados automaticamente quando essa data chega, mas muitas vezes ainda são comestíveis. Com alimentos mais velhos você deve verificar se ainda é comestível antes de joga-los fora. Você pode confiar nos seus sentidos. Tudo o que cheira, tem gosto ou mudou de cor não deve mais ser comido, mas jogado fora. Você também deve ser especialmente cuidadoso com a carne.

Você gosta destas dicas? Que estratégias você tem para desperdiçar o mínimo possível de alimentos? Escreva-nos um comentário. Aguardamos o seu feedback.

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: